segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

VOCÊ é o que VOCÊ come!!

Técnica em Nutrição não se apaixona... alimenta sentimentos
Técnica em Nutrição não tem foguinho... tem fogão
Técnica em Nutrição não faz exercício... queima calorias
Técnica em Nutrição não bebe... lesa as células hepáticas
Técnica em Nutrição não come doce... ingere CHO de alto índice glicêmico
Técnica em Nutrição não lava louça... higieniza utensílios
Técnica em Nutrição não faz comida... ensina a comer
Técnica em Nutrição não come kani... ingere peixe sabor sirí
Técnica em Nutrição não tem dor de estômago... tem desconforto gástrico
Técnica em Nutrição não menstrua... tem descamação endotelial
Técnica em Nutrição não toma remédio... utiliza farmacos
Técnica em Nutrição não tem desejos absurdos na gravidez... tem picamalácia
Técnica em Nutrição não tem IMC normal... é eutrófica
Técnica em Nutrição... é profissional em treinamento...


  

  

 

      

domingo, 24 de janeiro de 2010

O Artista das Panelas



"Na gastronomia não permitimos que a imaginação encontre limites, é preciso despertar a mente e torna-la um reino pensante, criativo e sempre disposto a descobrir algo novo..., é preciso viajar a um mundo surreal, ousado e inusitado, ver o mundo como um vasto universo abstrato...
...não basta ser um cozinheiro, é preciso ser um químico, um cientista, um alquimista, quem sabe até mesmo um pintor..., deixar que a alma se entregue a um "renascimento", ...é como finalizar um prato buscando na sua essência algo que lembre um "Da Vinci" ou um "Michelangelo", fazer do prato um quadro... imaginando que ao finaliza-lo estará dando também o último toque do pincel na tela.


Para tanto é preciso ser um amante dedicado, assumir a paixão que temos pela cozinha, assim como um poeta tem pelas mulheres que conquista, pois é com ela que iremos dividir também as grandes noites.


Cuidar bem da linha que seguimos, como cuidamos a roupa que vestimos, a gastronomia é um caminho generoso de técnicas clássicas que muitas vezes recordam os pretos básicos de Channel, para tanto o artista da cozinha precisa dominar a simplicidade, aprender e buscar as técnicas básicas respeitando tudo que o tempo não apaga e não ofusca, e assim começar a lapidar a sua própria personalidade, buscando uma identidade própria, moderna e contemporânea fazendo uma fusão do clássico com toques de ousadia, assinando a sua marca e ditando as novas tendências.

O artista das panelas expressa nos pratos o real significado da liberdade, valoriza a sua terra assim como o perfume que exala das flores comestíveis da sua região, enriquece através do paladar as suas origens e de quem a vida dedicou para que ela hoje existisse.

Vive uma inspiração constante..., transforma um alimento em algo inesquecível ao paladar, ...criando uma harmonia de sabores que faz o coração mais forte bater... , sente como poucos o poder de tocar a alma através do perfume das panelas.


A gastronomia é uma arte que desperta sentimentos, alimentando sonhos e lembranças."

Luiz Carlos Leboutte Junior

Alimentos Funcionais!!

O que são alimentos funcionais?


    Os alimentos funcionais ou nutracêuticos são aqueles que colaboram para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde. Ou pelo menos deveriam ser assim: os cientistas já reconhecem as propriedades funcionais de muitos desses alimentos, porém os estudos ainda não são conclusivos. “A ciência ainda não consegue determinar uma dieta diária de alimentos funcionais que atenda a todas as necessidades do organismo”, explica Valdemiro Sgarbieri, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp.

    Essas substâncias não são novidade, como às vezes prega a indústria de alimentos. As isoflavonas, por exemplo, compostos que ajudam na redução do colesterol ruim, fazem parte da alimentação humana desde que a soja foi descoberta pelos chineses, há mais de 5 000 anos.
O que vem acontecendo é um aprofundamento nos conhecimentos da natureza química das substâncias funcionais e das suas funções no organismo. Com isso, os laboratórios e a indústria alimentícia passaram a produzir, em larga escala, alimentos funcionais formulados ou “artificiais”, como leites fermentados, biscoitos vitaminados e cereais matinais ricos em fibras.
   Para chegarem ao mercado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária exige que o fabricante apresente provas científicas das propriedades funcionais alegadas na embalagem. Mas não se entusiasme demais com os rótulos: 1 litro de leite com ômega 3, por exemplo, oferece menos desse ácido graxo que uma posta de salmão.

Fonte: Inar de Castro, pesquisadora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.


Betacaroteno

O que faz: Ajuda a diminuir o risco de câncer.
Como age: Quando ingerimos gorduras e proteínas, o betacaroteno se converte em vitamina A, protegendo as células do envelhecimento.
Onde encontrar: Abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre, couve.

Isoflavonas
O que fazem: Atenuam os sintomas da menopausa.
Como agem: Por ter uma estrutura química semelhante ao estrógeno (hormônio feminino), alivia os efeitos de calor e cansaço da menopausa e da tensão pré-menstrual.
Onde encontrar: Soja e seus derivados.

Licopeno
O que faz: Está relacionado à diminuição do risco de câncer de próstata.
Como age: Evita e repara os danos dos radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o câncer.
Onde encontrar: Tomate e seus derivados, além de beterraba e pimentão.

Ômega 3
O que faz: Diminui o risco de doenças cardiovasculares.
Como age: Reduz os níveis de triglicerídeos e do colesterol total do sangue, sem acumulá-lo nos vaso sanguíneos do coração.
Onde encontrar: Peixes de água fria, como salmão e truta, e óleo de peixes.

Flavonóides
O que fazem: Diminuem o risco de câncer e atuam como antiinflamatórios.
Como agem: Anulam a dioxina, substância altamente tóxica usada em agrotóxicos.
Onde encontrar: Suco natural de uva e vinho tinto, além de alimentos como café, chá verde, chocolate e própolis.

Probióticos
O que fazem: São microorganismos vivos que ajudam no equilíbrio da flora intestinal.
Como agem: Impedem que bactérias e outros microrganismos patogênicos se proliferem no intestino.
Onde encontrar: Iogurtes e leite fermentado.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Dicas para Montagem de um Prato!!


Planeje primeiro:faça um rascunho de como seria o prato e monte um de teste.

Faça simples e rápido: você quer que a montagem seja atrativa, mas não exagerada. Não tente construir torres ou elaborar estruturas. Tente elaborar montagens simples para que seja rápida para que o prato chegue até o cliente ainda quente.


Tudo deve ser comestível: não guarneça o seu prato com ramos muito grandes de ervas, as quais sempre devem estar relacionadas com a preparação.


Comece a montagem pelo centro do prato e depois avance para as laterais. Isto melhora a aparência e evita colocar os dedos no alimento ou molho.


USE SEMPRE NÚMERO IMPAR DE ELEMENTOS.


Reserve o melhor ponto focal do prato para o alimento mais atrativo e apetitoso.


Dê altura ao seu prato: faça isto de maneira simples, moldando os amidos como batata e arroz no fundo do prato e depois colocar inclinado apoiando sobre o amido os vegetais ou a carne. A montagem deve ser mais baixa na parte da frente do prato à esquerda (ponto A) e ir crescendo para o fundo à direita (ponto B).


Pense nas cores: se seus ingredientes são basicamente marrom ou branco, ilumine seu prato com vegetais e guarnições coloridas.


Posição correta do prato: servir os convidados de acordo com a montagem dos pratos, de acordo com os conceitos de pontos focais.


Ficha técnica: usar sempre a ficha técnica com a receita, equipamentos utilizados, preparação dos alimentos e montagem do prato para haver uniformidade no serviço.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Petit Gateau sem lactose

Você só precisa substituir 2 ingredientes:


Manteiga por margarina – para aquelas pessoas que não toleram nem uma pequena quantidade de leite, verifique na embalagem da margarina se ela não contém leite em pó, pois algumas marcas utilizam leite na sua fabricação.

Chocolate ao leite por chocolate amargo – aqui vai uma outra dica importante: muitas pessoas acreditam que chocolate não pode ser ingerido por pessoas com Intolerância a Lactose. Nada disso. O chocolate é um produto de origem vegetal e nada tem a ver com o leite e seus derivados. No entanto, é comum encontrarmos muitos tipos de chocolate ao leite. Eu recomendo o chocolate Hershey’s Special Dark com 60% de cacau. É um excelente chocolate e contém apenas traços de leite, o que é bem aceito pela maioria das pessoas com IL.


PETIT GATEAU SEM LACTOSE
Ingredientes:
■200 gr de chocolate Hershey’s Special Dark ou similar
■100 gr de margarina
■3 colheres de sopa de farinha
■12 colheres de sopa de açúcar
■3 ovos batidos inteiros

Modo de Preparo:
■Derreter o chocolate em banho maria ou no microondas em potência média
■Acrescentar margarina derretida
■Bater os ovos junto com o açúcar e misturar ao chocolate e à margarina
■Adicionar a farinha peneirada aos poucos, mexendo até obter uma mistura homogênea
■Untar pequenas forminhas de empada e polvilhar com farinha
■Pré-aquecer o forno a 180ºC
■Encher as forminhas com a massa, deixando uma pequena borda livre (os petites gâteaux crescem um pouquinho)
■Asse por 7 minutos. Este ponto é fundamental e irá depender do seu forno. O petit gateau estará pronto quando somente as bordas estiverem cozidas, mas seu centro ainda estará líquido.
■Retire as forminhas do forno, coloque um prato em cima da forminha e vire-a de cabeça para baixo. O petit gateau deverá se soltar da forma depois de alguns segundos.

Sirva com um sorbet de morango ou alguma outra fruta que você goste.
Obs:esta receita rende aproximadamente 10 petites gâteaux e pode ser guardada sob refrigeração por até 5 dias! Voilá!

domingo, 3 de janeiro de 2010

Bife à Parmegiana

Ingredientes 4 bifes de contra-filé ou alcatra de 150 a 200 gramas cada
sal, pimenta do reino a gosto
1 dente de alho

Para empanar:

1 (sopa) de queijo parmesão ralado
4 (sopa) de água
uma pitada de sal
farinha de trigo
farinha de rosca

Para fritar:

óleo abundante
papel toalha
Molho:

1 ramo pequeno de alecrim (ou uma (chá) de alecrim seco)
2 folhas de sálvia fresca (ou uma (chá) de sálvia seca)
4 (sopa) de azeite para refogar
1 ou 2 (chá) de açúcar
4 tomates maduros batidos no liquidificador
1 caixa (cerca de 500 ml) de purê de tomates
1 dente de alho espremido
1 raminho de manjericão
1 galho de salsão
1 cebola ralada
sal a gosto

Para gratinar:

100 gramas de mussarela (se gostar)
queijo parmesão ralado

Modo de Preparo
Colocar cada filé entre duas folhas de filme plástico. Achate levemente os filés com um batedor de carne. Isso deve ser feito com muito cuidado para evitar que se rompam as fibras da carne.
 Temperar, empanar e fritar os bifes como explicado na "lição" Bife à Milanesa.
Preparar o molho.
Colocar o azeite numa panela ou frigideira funda. Juntar a cebola ralada e o alho e refogue. Juntar o tomate batido, o purê de tomates e os temperos verdes (ou secos).
Acrescentar uma xícara de água e deixar cozinhar, em fogo baixo, por cerca de 40 minutos, acrescentando mais água, se for necessário. O molho deve ficar grosso.
Colocar numa assadeira um pouco do molho, distribua os filés já fritos à milanesa, cobrir com o restante do molho, distribuir as fatias de mussarela e salpicar bastante queijo ralado.
Levar ao forno por cerca de 15 a 20 minutos, até que o queijo tenha derretido. Se quiser, utilizar o contra-filé ou a alcatra para preparar seu Filé à Parmegiana.
São cortes mais rijos que o filé mignon, mas ainda macios o suficiente para garantir a qualidade de seu prato, ainda mais que, hoje em dia, a carne dos açougues é quase toda maturada, portanto, mais macia.
Se preferir, cobrir com queijo prato. O molho utilizado é o mesmo que para massas "ao Sugo".
Colocar bastante pois o molho engrossa um pouco e diminui no forno.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Primeira papinha

AVISOS IMPORTANTES
O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA:

O aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.
Após os 6 (seis) meses de idade continue amamentando seu filho e ofereça novos alimentos.


Nenhuma receita aqui apresentada substitui o leite materno. Portanto, mesmo oferecendo esses alimentos, aqui sugeridos, ao seu bebê, continue amamentado-o pelo menos até os 2 (dois) anos de idade.

Nas primeiras duas semanas a papa deve ser feita com um tipo de legume e um tipo de folha. Depois que a criança já tiver experimentado vários tipos de legumes e folhas, você pode misturar até três tipos de cada grupo.

Primeira papinha - (para as primeiras duas semanas)



Ingredientes

- meia cenoura média

- duas folhas de alface

- um pedaço pequeno de cebola

- um pouco de salsa bem picadinha

- uma pitada de sal

- uma colher rasa das de café de óleo de milho ou girassol


Modo de fazer

Lave bem a cenoura e as folhas de alface. Coloque um pouco de água filtrada para ferver - o suficiente para cozinhar os ingredientes. Depois que a água entrar em ebulição, coloque a cenoura com casca, o alface, a cebola, o sal e o óleo. Cozinhe em panela de pressão ou em panela comum com tampa. Deixe cozinhar até que a cenoura fique macia. Tire a casca da cenoura e amasse com um garfo, juntamente com a cebola e as folhas de alface. Acrescente a salsinha.


Dicas

- A cenoura pode ser substituída por outro legume e as folhas de alface por outro tipo de hortaliça. Alguns exemplos: mandioquinha com espinafre; abóbora com repolho; beterraba com agrião; chuchu com couve.

- Use sempre cebola ou alho para cozinhar os alimentos. O mesmo vale para o óleo, a salsinha e o sal.



Atenção!

Fica a critério do seu pediatra a consistência da papinha que deve ser oferecida ao bebê bem como o seu processamento final. Ou seja, se os alimentos serão passados em peneira, amassadinhos ou em grãos.